Predador, o retorno… por Murilo Milek

Olha, essa é uma daquelas vezes em que eu me assusto comigo mesmo. Sim, aproveitem! Para deleite dos meus amigos metaleiros, venho aqui falar bem do nosso sinistro ex-ministro da “curtura” Gilberto “predador” Gil. O ser cheio de baianidade (prolixidade mais confusão), saiu em defesa da pirataria (ou pelo menos se rendeu por bem, digamos assim).

“Eles querem resistir. Porque isso é natural, eles são refratários, são acomodados, e são ciosos dos seus interesses, que eles tendem a interpretar como seus direitos. Acham que seus interesses têm que ser interpretados como seus direitos. Às vezes não são seus direitos, são só seus interesses, que não precisam ser respeitados como direitos. Não são direitos, não. A pirataria tem direito a desafiá-los. Pirataria é desobediência civil. Tem que ser vista assim, também. Não tem que ser vista só como criminalidade. Tem que ser vista como desobediência civil! Assim como os protestos das esquerdas, dos sindicatos…”  Gilberto Gil, o predador tchutchuco, sobre os caciques da indústria fonográfica e afins.

A entrevista inteira ta aqui ó:

http://www.softwarelivre.org/news/12855

Falando bem a verdade, eu só sou a favor da pirataria relacionada à música. Porque para mim, o artista tem que ganhar $$ fazendo show. CD, DVD, camiseta e demais relacionados são produtos de divulgação e não arte, e o produto pirata acaba divulgando do mesmo jeito. Diferentemente do Cinema  por exemplo, que as maiores fontes de renda são a da bilheteria e  venda de DVDs, são essas fontes que permitem o cinema acontecer, piratiando isso, acaba-se com a arte. Também  é o caso dos materiais de leitura, revistas, livros e tals… Se pirateia-se um livro o autor não ganha nada.

É verdade que, muitas vezes, o preço desses produtos (Livros principalmente) é abusivo, e deveriam contar com subsídios por parte do Estado e descontos nos impostos, já que trata-se de investimento em cultura.

Mas eu escrevi este “textículo” para chamar a atenção que já está havendo uma espécie de rendição (ou iluminação) por parte dos não-pirateiros. Vários artistas que tem contratos com grandes gravadoras disponibilizam musicas na internet por conta própria. Mas o que mais impressiona aqui é que a “defesa” da pirataria veio por parte de um ex-ministro da cultura, alguém que deveria ser legalista antes de tudo. O meu cumprimento ao Gil “mééu reei” é por assumir um “legalismo flexível”, pois a lei de propriedade intelectual não condiz com os fatos; cada caso é um caso, música é diferente de cinema, que é diferente de literatura, que é diferente de pintura, e assim vai… Pensar que vai se reduzir tudo a uma lei e que vai se conseguir controlar o download free é ridículo. Pensar que alguém vai pagar dez vezes mais por um produto só por que ele é original, também é ridículo. Por isso tudo é que eu acho que cada vez mais quem quiser ser artista vai ter que ser por gosto e não por dinheiro. O que me parece saudável para a arte.

Anúncios

2 comentários

Filed under opinião

2 responses to “Predador, o retorno… por Murilo Milek

  1. Flavio

    Interessante a questão.Tu falou que musico deveria ganhar fazendo show.Concordo. Mas para escritores revisores e tradutores o que sugere?
    Como democratizar o acesso E valorizar o serviço destes profissionais?
    Poderia-se lançar livros na net e oferecer cursos de literatura, tradução e revisão?

  2. Murilo, o cara que escreveu o texto e não ta afim de escrever denovo...

    Então, as respostas para essas perguntas se encontram do meio pra frente do texto.
    escritores, revisores, tradutores ? Subsídio e isenção absoluta de impostos em todo o processo de fabricação e venda de livros e revistas. Isso baixaria muito o preço desses produtos, aumentaria o numero de compradores, “democratizaria” o acesso… claro que tem que existir um incentivo educacional que aumente o interesse das pessoas em ler também…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s