A eleição acabou mas o Blog não. Por Murilo…

A eleição acabou e para o bem (ou “o menos mal”) de todos o PSDB não ganhou. Porém, vencer as eleições ao contrário do que os Ptistas pensam – e ao contrário do modo como reagiram – não é como vencer um campeonato de futebol, não é reflexo de um trabalho árduo que foi coroado com o cargo de presidente da república como um troféu. Mantendo-se na metáfora, vencer a eleição é só para saber quem vai ser responsável pelo time que entrará em campo. Vencer uma eleição é saber que o trabalho apenas começou (por mais que isso seja um clichê escroto, é verdade). E isso vale  para todos os envolvidos no processo, não só para o vitorioso.

Cabe a oposição se comprometer com um projeto de país, que ela ainda não tem, ou não apresentou; cabe a ela aprender com seus próprios erros e se reorganizar, talvez até em outro polo que não o dos políticos paulistas – o que deve acontecer em breve dada a vitoria oposicionista no sul e a crescente influência de Aécio Neves – e ainda, buscar novas alianças já que as velhas estão minguando. Cabe à situação aproveitar da maioria que tem no congresso – e que tende a aumentar – e aprovar as reformas que defendeu, principalmente a política e tributária. E vale lembrar que a comparação de governos a partir de agora será dentro do próprio partido já que se trata de um governo de continuidade.

Aos elementos externos que participaram decisivamente no pleito como imprensa, igreja, intelectuais, artistas, críticos, etc., vale pedir a ambos os lados que não sejam cegos. Aos de oposição que saibam reconhecer o que de eventualmente bom o governo venha fazer. E aos de situação que não fechem os olhos a eventuais batatadas do mesmo. A propósito, vale repetir para não esquecer, o próximo governo terá maioria no legislativo, são dois dos 3 poderes oficiais na maõ, se não fizerem as reformas prometidas, e se a Dilma não cumprir com a promessa de acabar com a miséria, fica claro que não fizeram porque não quiseram. Começa agora a cobrança.

Enfim, mudando de assunto um pouco, acredito que o blog volte ao normal publicando textos de vários assuntos além de política, espero sinceramente que os colaboradores voltem a escrever, principalmente o Tosco, que é mais que um colaborador é um idealizador*. Espero que voltemos a encher o saco de tudo e de todos, a dar pitaco sobre tudo e sobre todos da maneira mais sábia e profunda possível, como sempre…

 

 

 

 

 

*Traduzindo: a cara que manda nessa joça!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s