Orgulhoso com a empolgação da aluna que outrora estava mais preocupada com o corpo de baile de sua festa de debutante, o professor pediu-lhe que desse valor de verdadeiro ou falso ao seguinte problema:
Quanto mais queijo, mais buraco.
Quanto mais buraco, menos queijo
Logo, quanto mais queijo, menos queijo.
Depois de franzir a testa, a moça apoiou a mão no punho e disse:
– Professor, isso está errado.
– E onde está o erro? – Replicou o homem empertigando-se na cadeira e enfiando as mão no bolso do guarda pó.
– Não sei professor.
– Como assim?
– Só sei que está errado.
– E como você sabe?
– É só olhar o queijo.
Outro dia, eu estava dando aula para os alunos sobre vírus e comentei.
– O HPV é o vírus do papiloma humano e causa o câncer de colo de útero nas mulheres.
Um aluno levanta a mão e faz uma pergunta.
– Mas professor, câncer de colo de útero só acontece em mulheres?
A diferença é grande entre os dois alunos: o primeiro, consciente ou inconscientemente, sacou que não se precisa fazer uma teoria – pensar numa resposta elaborada em princípios formais – para mostrar o erro do silogismo, é “só OLHAR o queijo”.
O segundo simplesmente dormiu em muitas aulas de biologia ao longo da vida!
O segundo deve ter dormido durante A VIDA rsrs
Cara curti muito seu blog, bem útil e fascinante tb, estou te seguindo e espero um visita sua ao meu:
Comentado e seguindo!!!
sem calotes galera!!!
http://periprciasdeumsonhador.blogspot.com/
Deu até dó do segundo. haha’
Nossa mãozinha; vc fica “empertigando-se” na cadeira, em plena aula, que nojento, vai fazer isso num banheiro!
hasuahsusasusahuhsuasuashuasha
Muito bom, adorei seu blog. vlw
É cada aluno no mundo da lua que tem nessas salas de aula…. ¬¬
Faz sentindo. E o pior que os melhores queijos pra mim são os furadinhos rsrsrrs
por favor, é simples, só perceber q a taxa de variação do queijo é muito maior que a dos buracos….assim temos mesmo assim um aumento
mas ‘perceber’ é o mesmo que ‘calcular’?